21/03/22

Afinal de contas, o que é a Matrix?


Quer mesmo saber?

Então deixe-me te mostrar até onde vai a toca do coelho, pequeno neoPreparado? Vamos lá:

Sobre o Filme:

Basicamente, a “matrix”, segundo o contexto da trilogia cinematográfica dos irmãos wachowski, é o termo usado para descrever uma realidade virtual produzida por formas de inteligência artificial (A.I )que se rebelaram contra os seres humanos no passado, numa guerra onde as máquinas venceram.

Desde então, as máquinas vem utilizando os seres humanos como fonte de energia. Ao mesmo tempo, para que os humanos não tomem consciência disso, as máquinas criaram um meio de controlar a mente humana, criando um mundo virtual, ilusório, uma prisão mental a matrix—, mas que a maioria dos humanos aceitam como real.


Neo, no momento em que desperta da matrix, vê outros seres humanos, mentalmente e corporalmente aprisionados, sendo utilizados como fonte de energia

Resumindo: houve uma guerra entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Os humanos perderam. Para dominar os seres humanos e escraviza-los, as maquinas perceberam que precisariam dominar a mente humana. E qual o melhor jeito de dominar a mente humana? Simples: criar uma realidade virtual tão aparentemente verdadeira que os seres humanos nunca irão perceber que é uma ilusão. Foi o que as máquinas fizeram. E o nome dessa realidade ilusória é matrix.

Noutras palavras, matrix é um programa de computador, um software neural , criado (por máquinas) para enganar o cérebro humano e fazê-lo pensar que a matrix (o mundo ilusório criado pelas máquinas) é a vida real, quando na verdade não é.

Muito disso é explicado pelo próprio Morpheus no filme (note como o pobre neo fica bastante atordoado ao saber a verdade):

 


Por outro lado, os humanos que sobreviveram à guerra fundaram, no interior da terra, a última cidade humana (Zion) e lutam para despertar mais humanos da matrix.

  Morpheus discursando para os últimos humanos em Zion
              

Pelo que é contado no filme, é difícil tentar despertar as pessoas da matrix, pois, ao que parece, elas gostam de viver na ilusão:


Essa disposição para amar a ilusão é reforçada quando Cypher resolve trair os humanos para voltar a poder comer deliciosos bifes irreais:




 Raízes Filosóficas:

Kant, um dos maiores gênios de toda a História humana, argumentou que, em termos de conhecimento, nós só temos acesso às aparências, e nunca à realidade.

Não veja a matrix como uma coisa doida da cabeça dos irmãos - agora "irmãs" - Wachowski. O filme, na verdade, explora um problema filosófico profundo que é o problema da natureza da realidade. Essa questão foi abordada de várias formas, por vários filósofos.

Algumas delas foram: Como saber que a vida não é um sonho? As ideias que temos são reais em algum sentido? Temos acesso à realidade ou apenas às aparências? Existe uma outra realidade por trás da realidade que percebemos? O que é a verdade? Como distinguir entre verdadeiro e falso?

Uma estória clássica que contextualiza metaforicamente essas questões é a famosa Alegoria da Caverna. De fato, alguns dos maiores nomes da filosofia, como Platão, Descartes e Kant abordaram esses problemas


 

Raízes Gnósticas:

 
Carl Jung, o discípulo rebelde de Freud, é reputado como um dos mais famosos gnósticos do século passado.

Além da questão da realidade como problema filosófico, existe a crença gnóstica, muito famosa nos meios místicos e esotéricos, de que o mundo em que vivemos é, na verdade, uma ilusão, um mundo imperfeito, criado por um deus mau (“Demiurgo” ou “Yaldabaoh”) para aprisionar o ser humano. A única forma de se rebelar contra esse deus falho seria através do conhecimento libertador, a gnose.

O mito de Prometeu e o mito da Serpente (Lúcifer) são, por excelência, mitos gnósticos que falam de seres que ousaram desafiar o Demiurgo trazendo conhecimento para os homens. (Lembre que Deus expulsa Adão e Eva do Jardim do Éden por terem comido o fruto da Árvore do Bem e do Mal e, com isso, adquirido um conhecimento que era proibido)

O Gnosticismo foi uma doutrina muito influente na Antiguidade, na Idade Média e até na modernidade. Foi considerado uma heresia, sendo fortemente combatido pela Igreja Católica. Aliás, há quem diga que a Inquisição começou justamente para combater os gnósticos.

O Show de Truman é outro filme que aborda, de forma explícita, a visão de mundo gnóstica. Como Hollywood e está cheia de ocultistas, junguianos e cabalistas, a lista de filmes gnósticos é enorme.





O que expus acima é o básico do básico. Agora, se não tinha, o leitor tem já certa noção geral do que é a matrix no filme e de algumas ideias e crenças da vida real que inspiraram os roteiristas.

Mas, se você realmente tem interesse sobre o tema, saiba que ele é complexo, que há muito material sobre isso e que ainda hoje filósofos, matemáticos, religiosos e físicos teóricos discutem se nós vivemos ou não em um mundo que, na verdade, é uma ilusão.



 E você, pequeno neo, o que vai ser? Pílula azul ou vermelha?

 

Texto originalmente publicado como resposta no Quora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de comentários anônimos. Gosto de saber quem disse o quê.